Sociedade Bíblica de Portugal

88 – De Paulo para os líderes – MAIS DO QUE UM AMIGO

ORAÇÃOSenhor, há momentos na minha vida em fico cansado e des-gastado, tanto física como espiritualmente. Por favor, renova a minha paixão por te conhecer e o meu desejo por te servir, enquanto leio a tua Palavra, hoje.

Texto(s) bíblico

Coragem na defesa da boa nova

1Quanto a ti, meu filho, fortalece-te na graça que vem de Cristo Jesus. 2E o que ouviste de mim, diante de muitas testemunhas, transmite-o a pessoas de confiança que sejam capazes de o ensinar a outros. 3Compartilha os sofrimentos como fiel soldado de Cristo Jesus. 4O soldado que vai para a guerra deixa de se preocupar com os negócios da vida civil para poder agradar ao comandante. 5E quem toma parte numa competição desportiva só recebe o prémio se cumprir as regras do jogo. 6O camponês que trabalha é que deve ser o primeiro a beneficiar do fruto do seu trabalho. 7Fixa bem o que te digo, pois o Senhor há de ajudar-te a compreender tudo isto.

8Lembra-te de Jesus Cristo, que ressuscitou de entre os mortos, o qual é da descendência de David, segundo o meu evangelho. 9É por ele que eu tenho sofrido até ao ponto de ser preso como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está acorrentada. 10Por isso eu suporto tudo, pensando nos que foram escolhidos por Deus, para que também eles possam ter a sua parte na salvação em Cristo Jesus, juntamente com a glória eterna. 11É bem verdade aquilo que se diz:

«Se com ele morrermos, com ele viveremos;

12se nos mantivermos firmes reinaremos com ele;

se o renegarmos, também ele nos há de renegar.

13Se nos tornarmos infiéis, ele continua sempre fiel,

pois não pode negar-se a si mesmo

O trabalhador fiel

14Recorda a todos estas coisas, advertindo-os em nome de Deus, para não armarem discussões que não servem para nada, a não ser para perdição dos que as ouvem. 15Prepara-te para te apresentares diante de Deus de maneira que lhe agrade, como um trabalhador que não tem nada de que se envergonhar e que proclama a palavra da verdade com retidão.

16Evita os palavreados mundanos que não servem senão para aumentar a descrença. 17As palavras dos que assim falam alastram como a gangrena. Entre esses estão Himeneu e Fileto. 18Eles afastaram-se da verdade e fazem perder a fé aos outros, dizendo que a ressurreição já aconteceu. 19Porém, o fundamento estabelecido por Deus está bem firme. E nele está escrito: O Senhor conhece aqueles que lhe pertencem. E ainda: Todo aquele que invoca o nome do Senhor deve afastar-se da injustiça.

20Numa casa rica não há só utensílios domésticos de ouro e prata. Há também alguns de madeira e de barro. Uns servem para fins nobres, outros para usos mais correntes. 21Portanto, quem está limpo dessas coisas é um utensílio nobre, purificado e útil ao dono, e serve para fazer tudo o que é bom.

22Mas tu, foge das paixões da juventude. Procura a justiça, a fé, o amor e a paz com todos os que invocam o nome do Senhor, de coração sincero. 23Evita as conversas estúpidas e insensatas. Bem sabes que só produzem discórdias, 24e quem está ao serviço do Senhor não deve andar metido em discórdias. Mas deve tratar toda a gente com delicadeza, deve saber ensinar e ser capaz de suportar o mal. 25Deve saber corrigir os seus adversários com mansidão, pois talvez Deus os leve a arrependerem-se para reconhecerem a verdade. 26E assim escapam da armadilha do Demónio que os traz amarrados para fazerem o que ele quer.

REFLEXÃO

Ter um mentor tornou-se importante nos dias que correm. Os investigadores descobriram, que a orientação de um mentor pode produzir um impacto positivo na vida de jovens problemáticos. Também, pode ajudar empregados de pequenas empresas, a terem sucesso em grandes corporações.

Nesta passagem, Paulo age como “mentor espiritual” de Timóteo. Paulo estava, profundamente, convicto da conversão de Timóteo e a sua ajuda foi decisiva na descoberta do seu dom espiritual (1:5-6). Agora, Paulo escreve a Timóteo para lhe ensinar como ser um líder eficaz na Igreja emergente. Se anseias por ter um mentor espiritual, experimenta ler a 1 e 2 Carta a Timóteo, como se Paulo as tivesse escrito só para ti.

Paulo usa quatro imagens para ajudar Timóteo a compreender o seu ministério (2:3-7, 15). O que têm um soldado, um atleta, um agricultor e um trabalhador em comum? A concentração na tarefa dada. Se se distraírem, vão falhar a concretização do objetivo. Era esta a mensagem de Paulo para Timóteo e, também, para ti: por mais difíceis que as coisas possam ficar, permanece centrado na missão de viver e partilhar o evangelho.

Apesar de Paulo referir várias distrações possíveis, incluindo o termo abrangente “paixões da juventude” (2:22), é interessante verificar, que aquilo que mais parece preocupá-lo são as disputas (2:14-26). Atualmente, alguns líderes cristãos, pare-cem mais interessados em discutir assuntos supérfluos, do que em partilhar o evangelho e a Palavra de Deus com um mundo necessitado. Se Paulo estivesse aqui, agora, diria: “Deixem-se disso! Estão a distrair-se.” Até os líderes cristãos precisam de um mentor.

APLICAÇÃO

Pensa em algumas pessoas mais velhas, mais sábias na fé, e em experiência de vida. Alguma delas poderia ser um bom mentor espiritual para ti? Como poderias abordá-las a esse respeito?

ORAÇÃO

Senhor Deus, perdoa-me pela forma como permito distrair-me. Com a tua ajuda quero ser uma testemunha tua, focada e eficaz.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: