Sociedade Bíblica de Portugal

89 – De Paulo para os líderes – TERMINAR BEM

ORAÇÃOSenhor Deus, obrigado pela dádiva da tua Palavra. Ajuda-me a vivê-la hoje.

Texto(s) bíblico

Exortação à fidelidade

10Tu, porém, seguiste-me no ensino, no comportamento, nas intenções, na fé, na paciência, no amor, na persistência, 11nas perseguições e nos sofrimentos que tive de passar em Antioquia, em Icónio e em Listra. Quantas perseguições tive de sofrer! Mas o Senhor livrou-me de todas elas. 12E todos os que quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

13Mas os maus e os intrujões serão cada vez piores, enganando os outros e ficando eles mesmos enganados. 14Tu, porém, mantém-te firme naquilo que aprendeste e aceitaste confiante. Sabes bem de quem o aprendeste 15e que desde a infância conheces as Sagradas Escrituras. Sabes que elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar, segundo a vontade de Deus, 17a fim de que quem serve a Deus seja perfeito e esteja pronto para fazer tudo o que é bom.

1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir julgar os vivos e os mortos, e em nome da sua vinda e do seu reino, uma coisa te peço encarecidamente: 2prega a palavra; insiste a tempo e fora de tempo; avisa, repreende, exorta com muita paciência e dedicação ao ensino. 3Pois há de vir o tempo em que os homens não aguentarão a sã doutrina, mas no desejo de ouvir coisas agradáveis ao ouvido, hão de ir à procura de muitos mestres. 4Deixam de prestar atenção à verdade e correm atrás de lendas. 5Mas tu, sê vigilante em tudo, suporta as dificuldades, comporta-te como mensageiro do evangelho e cumpre a tua missão.

2 Timóteo 3:10-4:5BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

Os psicólogos chamam “confissão ao puxador da porta”, aos comentários que os pacientes fazem, no compasso de espera ao pé da porta, ao saírem de uma sessão de terapia. Geralmente, esses comentários, acabam por revelar aquilo que mais os preocupa. Esta passagem é como uma longa “confissão ao puxador da porta” de Paulo. Ele sabe que está prestes a deixar este mundo (4:6) e estes versículos são os seus pensamentos de despedida para Timóteo, antes de morrer. Quais eram, as últimas coisas que Paulo queria enfatizar?

Sofrimento A primeira tinha a ver com o sofrimento (3:12). Paulo diz que o sofrimento é inevitável, não apenas para evangelistas e plantadores de igrejas, mas para “todos os que quiserem viver piedosamente em Cristo”. É a única promessa da Bíblia, que não vais encontrar escrita num cartaz ou num marcador de livros. Isto, não quer dizer, que devemos andar à procura de provações e problemas. Mas, não devemos estranhar quando surgirem. Na verdade, Deus vai usá-los para nos ajudar a crescer (Tiago 1:2-4; 1 Pedro 1:6-7).

Escrituras A segunda coisa que Paulo enfatizou foi as Escrituras (3:15-16). Se Jesus Cristo é a pedra de esquina da Igreja (1 Pedro 2:4-10), a Bíblia, é o fio-de-prumo que a mantém nivelada com as prioridades e os valores de Deus (Amós 7:7-8). Paulo acentua que a Bíblia, não se assemelha com nenhum outro livro, porque, expressa as palavras de Deus (“inspiradas por Deus”) e, por conseguinte, tem, pelo menos, três propósitos: explicar o plano de salvação de Deus, preparar-nos para uma vida piedosa e motivar-nos para as boas obras. São estes os resultados das tuas leituras da Bíblia?

Missão Finalmente, Paulo desafia Timóteo a continuar a sua missão de pregação da palavra (4:1-2). É interessante ler, como Paulo resumiu as suas próprias experiências e missão na vida (3:10-11). De que forma resumirias as tuas? Apesar, de tudo o que aconteceu a Paulo ao longo do percurso, ele teve a alegria de saber que ia terminar bem (4:7-8).

APLICAÇÃO

Como descreverias tua missão para o resto da tua vida? O que é necessário para que termine bem?

ORAÇÃO

Pai, quero comprometer o resto da minha vida a buscar os obje-tivos que são mais importantes para ti.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: