Sociedade Bíblica de Portugal

Moeda

Em Israel, o dinheiro foi usado a partir do sexto século. Antes dessa época, Israel tinha uma economia de troca (ou permuta).

Economia de troca no antigo Oriente Próximo

No antigo Oriente, as pessoas pagavam com dinheiro ou trocavam mercadorias. A economia cambial foi baseada no princípio de que para cada "presente" era esperado um presente "em troca". Um exemplo claro disso é encontrado em 1 Reis 5: 11, onde Salomão deu ao rei Hiram trigo e azeite de Tiro em troca de madeira.

Como se pagava?

Se não houvesse dinheiro, o pagamento era feito com mercadorias. Além da comida, as pessoas também poiam pagar com gado, escravos e armas. Os bens com os quais as pessoas pagavam podiam ser vendidos no mercado em pagamento por outros bens. Este sistema de pagamento existiu durante todo o período em que a Bíblia surgiu, incluindo o tempo em que a cunhagem já estava a ser usada.

A ascensão da cunhagem de moedas

A desvantagem do pagamento em espécie foi a falta de um padrão. O valor dos bens e serviços nem sempre era fácil de comparar. Como resultado, nem sempre a troca era equilibrada e o abuso de poder era possível.

A partir do século VII aC, os lídios foram os primeiros a usar moedas para pagamento, o que facilitou o comércio. No entanto, continuaram a existir muitos tipos diferentes de moedas lado a lado: cada reino ou estado tinha a sua própria moeda.

Pagamentos no Novo Testamento

Com a ascensão do Império Romano, havia cada vez mais um sistema monetário único. Os preços podiam, ainda assim, variar consideravelmente entre as diferentes províncias romanas.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: