Sociedade Bíblica de Portugal

Moedas no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, encontramos nomes de várias moedas, como o siclo e o daric. Havia outras moedas (locais), mas não são mencionadas na Bíblia.

Siclo

A unidade mais comum de cunhagem de moeda no Antigo Testamento é o siclo. O siclo era feito de prata. Naquela altura, ainda não era uma moeda estampada, mas possuía um peso fixo para poder ser usada como moeda.

Moedas locais no período persa

A partir do século V aC, durante o domínio persa, uma moeda local entrou em uso na Judeia. O nome da província yhd (pronunciado como yehud) estava inscrito nessa moeda em escrita aramaica ou hebraica.

Moedas locais dos Macabeus

No período helenístico, mais e mais moedas locais entraram em circulação. Por volta de 100 aC, os governantes Hasmonianos locais (conhecidos como os Macabeus) tinham, além das moedas imperiais oficiais, as suas próprias moedas de cobre, como sinal de sua independência. Havia uma inscrição nessas moedas no antigo script hebraico. Não havia imagens do governante neles, mas havia símbolos próprios  como a cornucópia e a romã.

Outras formas de pagamento

As moedas não substituíram completamente o pagamento por bens ou pedaços de metal. Um exemplo disso pode ser encontrado em Neemias 7: 70-72. Lá, as receitas tributárias do templo consistiam não apenas de moedas, mas também de roupas e bacias.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: