Sociedade Bíblica de Portugal

Misericórdia no Novo Testamento

O Novo Testamento lança uma nova luz sobre a ideia de misericórdia no Antigo Testamento. A misericórdia de Deus significa, antes de tudo, que ele salva as pessoas através de Jesus Cristo.

A misericórdia de Deus

No Antigo Testamento, misericórdia significa a fidelidade amorosa de Deus ao povo da sua aliança. Esse entendimento é também adotado no Novo Testamento (veja, por exemplo, Lucas 1: 50 e Romanos 9). Segundo alguns textos, a igreja é agora o povo escolhido por Deus, mas o amor de Deus por esse povo permanece igual (veja 1 Pedro 1: 3). Esse amor é expresso especialmente na redenção de Deus por meio do seu Filho Jesus Cristo (ver Romanos 11: 30-32).

A misericórdia de Jesus

Nas passagens bíblicas em que Jesus vê pessoas que estão doentes ou em sofrimento, é-nos dito que o “seu coração encheu-se de piedade”: Jesus sente compaixão (veja, por exemplo, {% Mateus 9: 36%) e Mateus 14: 14). Esse sentimento de compaixão leva Jesus a realizar atos de misericórdia, trazendo cura ou perdão (veja, por exemplo, Mateus 20: 34).

A misericórdia humana

Como no Antigo Testamento, a misericórdia no Novo Testamento também tem um aspeto humano: trata-se do cuidado que devemos ter com o próximo. Devemos ter misericórdia uns pelos outros, assim como Deus é misericordioso connosco ( Lucas 6: 36).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: