Senhor: Kurios
A palavra grega kurios significa “senhor”. Este título é usado para Deus no Novo Testamento, mas é também um título para os primeiros senhores e governantes. Kurios é também um dos principais títulos dados a Jesus no Novo Testamento.
“Senhor” como título para Deus
Na Septuaginta
Não se sabe a partir de que ponto o nome de Deus, YHWH, foi substituído por kurios na Septuaginta. Nalguns fragmentos da Septuaginta, datados de um período anterior a Cristo, o nome de Deus ainda está escrito ao modo hebraico.
No Novo Testamento, a palavra kurios é usada também para Deus, quando por exemplo é necessário representar o nome de Deus em citação do Antigo Testamento, em linha com a Septuaginta.
“Senhor” como um título comum
O termo kurios também é usado no Novo Testamento no contexto mais corriqueiro, por exemplo para:
- o proprietário de um terreno (Mateus 20:8
); - um marido (1 Pedro 3:6
); - o “cabeça de casal” (Marcos 13:35
); - o dono de um servo (Mateus 10:25
); - uma forma de nos dirigirmos a alguém (Mateus 25:20
).
Senhor Jesus
Jesus é tratado por kurios, como qualquer outro homem do Novo Testamento, nome um comparável ao termo ”senhor”. Mas kurios pode também ser um título atribuído a Jesus. Há várias explicações para o uso de kurios como título:
- O termo indicaria que Jesus é pertença de Deus por completo. Por exemplo em Filipenses 2:6-11
, no qual o nome de Deus é muito importante (verso 9). Mas o grito aramaico maranatha (“Senhor, vem!”, em 1 Coríntios 16:22 ) também é indicativo disto, uma vez que Jesus é chamado de “Senhor”, que é um nome dado a Deus, e o próprio grito indica que se crê no retorno de Jesus. - Kurios poderia também ser expressão do senhorio de Jesus, ao invés do imperador romano ou dos deuses pagãos, a quem também chamam kurioi (plural) (ver por exemplo 1 Coríntios 8:5
).