Sociedade Bíblica de Portugal

A Carta de Paulo a Filémon

A carta de Paulo a Filémon foi escrita em resposta à questão específica do relacionamento entre este último e o seu escravo, Onésimo. Paulo escreveu esta carta provavelmente por volta de 55 dC.

Tema

Paulo escreve a Filémon acerca do seu escravo Onésimo. Na época, ele está com Paulo e, por causa dele, tornou-se cristão. Escreve para atuar como mediador entre Filémon e Onésimo, pois não tem certeza de como Onésimo será recebido por Filémon e deseja garantir o seu retorno seguro.

Na carta, Paulo deixa claro para Filémon que Onésimo se tornou querido por ele e já não deve ser tratado como escravo por Filémon, mas como um irmão amado, pois tornou-se cristão. Embora Paulo escreva na carta aos Gálatas que escravos e homens livres são, por princípio, iguais em Cristo ( Gálatas 3: 28), no entanto, parece não estar procurar a sua libertação da escravidão. Embora Onésimo tenha se tornado querido por Paulo e este queira um bom tratamento para ele, não pede a Filémon que o liberte. O ponto de vista de Paulo na carta a Filémon encaixa melhor em 1 Coríntios 7: 17-24, onde pede a todos que permaneçam na mesma condição em que estavam quando foram chamados por Deus. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: