Sociedade Bíblica de Portugal

A Segunda Carta de Paulo aos Coríntios

Este texto, que foi passado de mão em mão como a segunda carta do apóstolo Paulo à igreja em Corinto, pode ter sido elaborado a partir de partes de cartas anteriores de Paulo. Segundo esta teoria, as partes que vieram a constituir 2 Coríntios foram provavelmente escritas pouco depois umas das outras, possivelmente por volta de 56 dC.

Tema

No momento em que Paulo está escreve 2 Coríntios, as suas relações com a igreja em Corinto estão profundamente perturbadas. Em {2 Coríntios 2: 5-11%}, escreve sobre a disputa que aconteceu numa ocasião anterior entre ele e a igreja. Isto faz de 2 Coríntios um dos primeiros documentos da história da igreja que lida com um conflito importante entre uma comunidade de cristãos e o seu líder.

Essas tensões determinaram a maneira como Paulo se dirige aos coríntios. Paulo pretende obter de novo o seu apoio usando argumentos pessoais e teológicos.

Os outros temas são o sofrimento de Paulo ( 2 Coríntios 1: 5), o consolo ( 2 Coríntios 1: 3-7), a aliança entre Deus e seu povo ( 2 Coríntios 3: 6- 18), reconciliação ( 2 Coríntios 5: 14-21), generosidade ( 2 Coríntios 8-9), vanglória ( 2 Coríntios 10-12) e experiência mística ({ % 2 Coríntios 12: 1-10%}). Finalmente, é digno de nota que a carta é escrita de um ponto de vista teológico em que o Espírito Santo é importante, sem que esse ponto seja especificamente expandido.

Estilo

2 Coríntios é uma das cartas mais pessoais de Paulo. A carta contém muitas frases longas e muito vocabulário teológico. O que impressiona são as breves perguntas e respostas que Paulo usa para silenciar os seus oponentes de maneira decisiva (veja, por exemplo, 2 Coríntios 11: 22-23).

 


Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: