Sociedade Bíblica de Portugal

Livros Proféticos

O Antigo Testamento pode ser dividido de diferentes maneiras. Na maioria das traduções da Bíblia há quatro subsecções: o Pentateuco (Génesis - Deuteronómio), os livros históricos (Josué - Ester), os livros poéticos (Job - Cântico dos Cânticos) e os livros proféticos (Isaías - Malaquias).

Profetas maiores e menores

O termo "livro profético" refere-se a uma série de livros:

Quem escreveu os livros proféticos?

A visão tradicional diz que os livros proféticos foram escritos pelos profetas que lhes deram os seus nomes. O livro de Isaías teria sido escrito pelo profeta Isaías, o livro de Jeremias, bem como o livro de Lamentações pelo profeta Jeremias. O livro de Ezequiel era visto como tendo sido escrito pelo profeta Ezequiel, e assim por diante.

Esta opinião foi várias vezes posta em causa por alguns, na era moderna. A ideia alternativa seria que os profetas e a sua mensagem formam a base dos vários livros, mas que os livros como os conhecemos hoje seriam obra de gerações consecutivas de escritores. Estes autores teriam assim registado e desenvolvido o legado profético.

Tanakh

Na introdução da Bíblia Hebraica, a Tanakh, os livros de Lamentações e Daniel fazem parte dos Escritos (Ketuvim). Os outros livros proféticos fazem parte dos profetas (Neviim) e juntos formam os profetas tardios.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.19.0
Siga-nos em: