Sociedade Bíblica de Portugal

Os Atos dos Apóstolos

Os Atos dos Apóstolos é um livro sobre o início e o desenvolvimento da igreja cristã. Explica como as boas novas de Jesus foram espalhadas por todo o mundo. O livro de Atos é escrito pelo mesmo autor que o evangelho segundo Lucas e forma a sua sequela.

Conteúdo

O tema mais importante no livro de Atos é a ação do Espírito Santo. O Espírito Santo é o poder por detrás da disseminação das Boas Novas, e o poder por detrás do nascimento da igreja.

O desenvolvimento da igreja também é um assunto importante em Atos. Lucas começa por descrever o crescimento e desenvolvimento da igreja cristã em Jerusalém. No início, é traçada uma imagem ideal da igreja. Mas também surgem problemas e a congregação tem de lidar com a perseguição. Assim, a igreja  cresce fora de Jerusalém, primeiro na Judeia e Samaria, e mais tarde, graças a Paulo e outros, também fora desta área. 

A disseminação da fé leva a outro tema importante: a relação entre cristãos judeus e não-judeus.

O livro termina com Paulo na prisão em Roma. A fé em Jesus espalhou-se até aos confins da terra conhecida, até aos próprios centros de poder.

Estilo

O estilo de Atos é razoavelmente polido. Os prefácios dos seus livros mostram que o autor está familiarizado com a literatura académica popular da sua época. O estilo de Atos e do Evangelho de Lucas mostra semelhanças com o da historiografia greco-romana.

Passagens bíblicas relacionadas

Atos dos Apóstolos 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.19.0
Siga-nos em: