Sociedade Bíblica de Portugal

Reino do Norte de Israel

O reino do Norte de Israel é o nome dado à região pertencente às dez tribos de Israel. O Reino do Norte emergiu depois do reinado de Salomão, por volta de 926 aC. Era frequente haver tensão entre o Reino do Norte de Israel e o Reino do Sul de Judá. Em 722 aC, os assírios conquistaram a cidade de Samaria, trazendo assim o fim do Reino do Norte.

Emergência do Reino do Norte 

O reinado de Salomão tinha um governo centralizado, e era um estado unificado, facto que dificultava a integração das diferentes tribos israelitas. Depois da morte de Salomão, as tribos do Norte quiseram mais independência. Jeroboão consolidou com sucesso uma revolta contra o filho de Salomão, Roboão, resultanto na separação das dez tribos do norte da aliança estabelecida anteriormente. O novo estado, de que Jeroboão se tornou rei, é chamado na Bíblia de ‘Israel’. A região onde Roboão continuou a reinar é chamada de ‘Judá’.
Jeroboão tentou, pela política, manter longe de si os ataques de Roboão, bem como dar a Israel a sua própria identidade, independente de Jerusalém. Tentou alcançar esta última pretensão pondo bezerros de ouro nas cidades de Betel e de Dan.  

Localidade economicamente favorável  

Em comparação com Judá, Israel era mais forte economicamente e tinha um papel importante na política internacional. Isto porque as rotas de comunicação com o Egito e com a Mesopotâmia atravessavam o território de israel. 
Foi principalmente debaixo da liderança do rei Omri, fundador da cidade de Samaria, que Israel floresceu. Durante o reinado do seu filho Acab, e durante o reinado de Jeroboão II, houve prosperidade, apesar dos conflitos persistentes com o país vizinho, Aram (1 Reis 20:1-43; 1 Reis 22:1-40; 2 Reis 14:23-29). Um dos problemas era o facto das casas reais de Israel não serem todas igualmente estáveis. 

A queda do Reino do Norte 

A localização vantajosa da região em relação ao comércio também provou ser uma vantagem estratégica. Para as grandes potestades, Israel era considerada como um problema. Os assírios formavam a maior ameaça a Israel. O rei Assírio, Tiglat-Falasar, fez do reino do norte um vassalo ao estado da Assíria em 732 aC. (2 Reis 15:29).
Esta situação não se manteve por muito tempo, pois o rei Oseias de Israel escolheu alinhar-se com o Egito. Em 722 aC, os assírios conquistaram a capital, Samaria, tendo levado exilados os seus habitantes. Este facto assinalou o fim do Reino do Norte.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: