Sociedade Bíblica de Portugal

Abraão

 

Abraão é um dos patriarcas da nação de Israel. Deus ordena que ele deixe a sua família e vá para a terra de Canaã. Quando Abraão já é muito velho, tem um filho chamado Isaac em Canaã. Este filho é o cumprimento da promessa de Deus fez a Abraão, de que este seria o antepassado de uma grande nação.

O nome Abraão

Inicialmente, Abraão é chamado de "Abrão". Este nome significa "o pai (divino) é exaltado". Mais tarde, recebe de Deus o nome "Abraão" ( Génesis 17: 5). O nome significa "antepassado de muitas nações".

A família de Abrão deixa Ur, uma cidade dos caldeus, para ir para a terra de Canaã. Parte da família fica para trás, em Haran. Apenas Abrão viaja com a sua esposa Sarai e o seu sobrinho Lot para Canaã.

Deus promete um filho

Abrão e Sarai não têm filhos. Ainda assim, Deus faz-lhes a promessa de que terão muitos descendentes. É por causa desta promessa que recebem novos nomes, Abraão e Sara.

Como Sara é infértil há muito tempo, entrega a sua escrava Agar a Abraão como esposa, para gerar filhos para Sara. Mas Ismael, filho de Agar, não é o filho que Deus prometeu. Quando Abraão tem cem anos, tem um filho com Sara chamado Isaac.

De acordo com Génesis 25: 1-2, Abraão casa-se com outra mulher, Quetura, após a morte de Sara. Quetura dá-lhe mais seis filhos. Abraão manda esses filhos embora com presentes, para que Isaac não tenha de compartilhar a sua herança.

Isaac como sacrifício

Isaac é o filho que Deus prometeu a Abraão. No entanto, Deus dá a Abraão a ordem de sacrificar Isaac. Abraão decide realizar essa tarefa intrigante, mas pouco antes de ferir Isaac, ouve uma voz do céu dizendo: “” Não levantes a mão contra o menino ; não lhe faças nenhum mal ”, disse ele. “Agora já vejo que és obediente a Deus, pois estavas disposto a não poupar nem sequer o teu filho único por amor de mim.” ( Génesis 22: 12). Abraão vê então um carneiro, a quem sacrifica na vez do seu filho.

Pai de todos os que creem

No Novo Testamento, Abraão é descrito como um exemplo para todos os que acreditam. Paulo vê nele uma figura exemplar por causa de sua fé em Deus ( Romanos 4: 1-25; Gálatas 3: 6-29). Abraão não foi salvo por causa das suas boas ações, mas porque ele creu em Deus.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: