Sociedade Bíblica de Portugal

Puro e Impuro: Significado Moral

As leis de pureza nos cinco primeiros livros da Bíblia (o Pentateuco) não são regras morais. São principalmente regras para a vida religiosa, regras para a relação com Deus. Em tempos posteriores, no entanto, a pureza tornou-se num símbolo da ordem moral, em grande parte por causa da influência dos livros proféticos e da literatura de sabedoria.

Impureza como pecado

Na literatura de sabedoria e nos livros dos profetas, impureza significa o mesmo que pecado (veja, por exemplo, Isaías 64: 5, Ezequiel 23: 30 e Amós 7 : 17). Em textos como esses, encontramos palavras associadas ao culto e aos rituais. No entanto, essa linguagem é usada para assuntos religiosos e éticos. Um exemplo é: “Farei com que, por meio de água limpa,fiquem ritualmente puros da imundície dos vossos ídolos, de tudo o que vos contaminou.” ( Ezequiel 36: 25).

Pureza e fé pessoal

A pureza também pode ser aplicada no contexto da espiritualidade pessoal, como nos Salmos 15: 2-5 e Salmos 24: 4. A pergunta sobre quem se  pode aproximar de Deus é respondida com: "Aquele que tem mãos limpas e um coração puro".

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: