Sociedade Bíblica de Portugal

Pedras Lombares

Em todas as casas, usavam-se pedras lombares todas as manhãs para moer farinha. Uma mulher levaria cerca de três horas para moer farinha suficiente para um dia de pão.

Estas pedras eram feitas de basalto ou outro tipo de pedra dura. Os grãos eram moídos entre essas duas pedras.

Pedras lombares no Antigo Testamento

Nos tempos do Antigo Testamento, usavam-se duas pedras para moer cereais. A pedra inferior era plana e comprida, com cerca de 20 a 50 cm de comprimento e 15 a 45 cm de largura. Às vezes a pedra era um pouco côncava (daí o termo lombar). Esta pedra mais baixa era encaixada no chão para impedir que se movesse durante a moagem. A pedra superior era menor, com cerca de 10-30 cm de comprimento e 5-10 cm de largura.

Para moer os grãos, estes eram colocados na pedra inferior e a pedra superior era movida para frente e para trás sobre os grãos. Como só era possível moer apenas um punhado de grãos de cada vez, este método de moagem consumia muito tempo.

Pedras lombares no Novo Testamento

Nos tempos do Novo Testamento, as pedras lombares tinham uma forma diferente. Eram duas pedras redondas de tamanho igual, com um diâmetro de cerca de 50 centímetros e com cerca de 5-10 centímetros de espessura.

Havia um buraco no centro da pedra superior e um poste de madeira era inserido nesse buraco, que servia de eixo. Havia também uma pega na pedra superior, usada para fazer mover a pedra superior sobre a pedra inferior.

O grão era derramado através de um buraco na pedra superior e moído até ficar em farinha através do movimento giratório da pedra. A farinha escoava pelos lados da pedra inferior e era recolhida num pano ou prato.

As pedras maiores eram operadas por duas pessoas ao mesmo tempo, ou movida por um burro ou outro animal de carga.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: