Sociedade Bíblica de Portugal

76 – As viagens de Paulo – A ÚNICA COISA QUE IMPORTA

AS VIAGENS DE PAULOTal como descobrimos nas últimas leituras, o Livro dos Atos conta como as Boas Novas se espalharam pelo mundo, depois da ascensão de Jesus aos céus. É um dos livros com mais ritmo e mais empolgantes da Bíblia. As nossas leituras cobrem, apenas, os destaques, mas, vale a pena ler o livro todo.A personagem principal em Atos é Paulo, que se auto descreveu como “o último dos apóstolos” (1 Coríntios 15:9). Saulo, (o seu nome Judeu) era um jovem promissor entre os Fariseus, um grupo muito tradicional e devoto de líderes Judaicos. Mas, Paulo (o seu nome Romano), era cidadão Romano por nascimento, o que lhe dava uma grande liberdade e privilégios na sociedade da altura. Como veremos, Deus interveio dramaticamente na sua vida e usou estas duas características, para transformá-lo no missionário mais eficaz que o mundo já conheceu.As próximas cinco leituras seguem Paulo nas suas “viagens missionárias”. Muitas Bíblias contêm mapas que assinalam o percurso destas viagens. Se puderes, toma algum tempo para os examinar. Verás, que Paulo cobriu grandes extensões de território, sobretudo, a pé, para além, de todo o tipo de dificuldades, que teve de suportar. Vê como Paulo descreve as coisas por que passou:Passei por mais trabalhos, prisões, perseguições e perigos de morte, muitas vezes. Fui cinco vezes castigado pelos judeus com trinta e nove chicotadas. Fui três vezes espancado e uma vez apedrejado. Naufraguei três vezes e passei uma noite e um dia perdido no mar. Tive de fazer viagens sem conta, sofrendo perigos nos rios; com ladrões, com os compatriotas, com os estrangeiros; peri-gos na cidade, no deserto, no mar e mesmo entre os falsos irmãos. Tive de su-portar trabalhos e canseiras, muitas noites sem dormir, fome e sede, muitos dias sem comer, frio e falta de roupa. E, além do mais, tenho de carregar diariamente com o peso das preocupações de todas as igrejas (2 Coríntios 11:23-28).Por que terá Paulo passado por tudo isto? Por duas razões. Primeiro, ele teve um verdadeiro encontro com Jesus, e percebeu, imediatamente, que se Jesus Cristo estava vivo, isso era a única coisa que importava realmente. Segundo, Paulo era o “instrumento escolhido” por Deus para partilhar o evangelho e semear a Igreja pelo mundo, até então, conhecido.O grande evangelista Americano, Dwight L. Moody, certa vez disse: “O mundo ainda está para ver, o que Deus pode fazer com um só homem, totalmente, dedicado a ele.” Pode ser verdade, mas, se alguém esteve, alguma vez, perto deste objetivo foi, seguramente, Paulo, como estás prestes a ver.ORAÇÃOSenhor, creio que a tua palavra é “viva” e “poderosa” e estou pronto a recebe-la na minha alma e no meu espírito (Hebreus 4:12).

Texto(s) bíblico

Jesus chama Saulo

1Entretanto, Saulo não pensava senão em ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Por isso foi ter com o chefe dos sacerdotes 2e pediu-lhe cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco, e para lá prender os que seguiam o Caminho do Senhor. Quer fossem homens, quer fossem mulheres, ia levá-los presos para Jerusalém.

3Mas quando ia de viagem, já perto de Damasco, Saulo viu-se de repente envolvido pelo clarão duma luz que vinha do céu. 4Caiu por terra e ouviu então uma voz que dizia: «Saulo, Saulo, por que me persegues?» 5E ele perguntou: «Quem és tu, Senhor?» A voz respondeu-lhe: «Eu sou Jesus a quem tu persegues! 6Levanta-te, entra na cidade e lá te dirão o que deves fazer.» 7Os homens que viajavam com Saulo pararam assustados, porque ouviram a voz mas não viram ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e tinha os olhos abertos mas não via nada. Tiveram que o levar pela mão para Damasco. 9Durante três dias ficou sem ver, e nesses dias não comeu nem bebeu.

10Em Damasco morava um crente, chamado Ananias, a quem o Senhor apareceu numa visão e lhe disse: «Ananias!» «Estou aqui, Senhor», respondeu ele. 11E o Senhor continuou: «Prepara-te, vai à Rua Direita e, em casa de Judas, pergunta por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está a orar 12e teve uma visão em que lhe apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e impôs as mãos sobre ele para que tornasse a ver.» 13Ananias respondeu: «Senhor, tenho ouvido muita gente falar a respeito desse homem e de todo o mal que tem feito em Jerusalém contra os teus santos. 14Ele veio a Damasco com poderes que lhe deram os chefes dos sacerdotes para prender os que invocam o teu nome.» 15Mas o Senhor disse a Ananias: «Vai, porque eu escolhi esse homem para ir falar de mim aos pagãos, a reis e ao povo de Israel. 16Eu mesmo lhe mostrarei o muito que tem de sofrer por causa de mim.»

17Então Ananias foi, entrou em casa de Judas, impôs as mãos sobre Saulo e disse: «Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho, mandou-me vir ter contigo para que tornes a ver e fiques cheio do Espírito Santo18Nisto, caíram dos olhos de Saulo uma espécie de escamas e ele voltou a ter vista. Então levantou-se e foi batizado. 19E depois de comer, recuperou as forças.

Saulo em Damasco

Saulo ficou alguns dias com os discípulos em Damasco. 20Começou então a pregar nas sinagogas dizendo que Jesus é o Filho de Deus. 21Todos os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam: «Não era este homem que andava em Jerusalém a matar os que invocam o nome de Jesus? Não foi precisamente para os prender e levar aos chefes dos sacerdotes que ele veio aqui?» 22Mas Saulo estava cada vez mais forte e as provas que ele apresentava de que Jesus era o Messias confundiam os judeus que moravam em Damasco.

23Algum tempo depois, os judeus reuniram-se e resolveram matar Saulo. 24Mas ele soube desse plano. Como os judeus vigiavam as portas da cidade, de dia e de noite, para ver se o matavam, 25os discípulos de Saulo meteram-no dentro dum cesto e desceram-no, de noite, pelo muro da cidade.

Saulo em Jerusalém

26Quando Saulo chegou a Jerusalém quis juntar-se aos discípulos, mas todos tinham medo dele, pois não se convenciam que também ele fosse discípulo de Jesus. 27Foi então que Barnabé o foi apresentar aos apóstolos. Contou-lhes que Saulo tinha visto o Senhor no caminho de Damasco e que o Senhor tinha falado com ele. Contou-lhes também que, em Damasco, Saulo tinha falado corajosamente a respeito de Jesus. 28Depois disso, Saulo ficou em Jerusalém, andava com eles e falava de Jesus com toda a coragem. 29Conversava e discutia com os judeus de língua grega, mas eles andavam a ver se o matavam. 30Quando os irmãos perceberam isso, levaram Saulo para Cesareia e dali mandaram-no para Tarso.

31A igreja vivia então em paz por toda a região da Judeia, da Galileia e da Samaria. Tornava-se cada vez mais forte, aumentando em número, com a ajuda do Espírito Santo, e vivendo com grande respeito pelo Senhor.

Atos dos Apóstolos 9:1-31BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

Esta passagem descreve uma das histórias de transformação mais radicais de toda a Bíblia. Literalmente, num abrir e fechar de olhos (9:3), Paulo deixa de planear “ameaças de morte contra os discípulos do Senhor” (9:1), para passar a provar “que Jesus era o Messias” (9:22). Como pode uma pessoa sofrer uma reviravolta destas?

A razão principal é ter sido escolhido por Deus (9:15). Tal como Deus chamou Abraão, há séculos atrás (Génesis 12:1-3), agora, dá a Saulo uma missão especial. Isto lembra-nos que ninguém está fora do alcance de Deus, e que ele é capaz de usar as pessoas mais improváveis para a sua glória. Também nos lembra, que devemos estar prontos para ser chamados por ele. Deus pode ter uma missão especial para ti.

A segunda razão é que Saulo teve um encontro com Jesus (9:3-6). É triste, mas, há quem passe a vida inteira, envolvido em atividades religiosas, sem nunca chegar a compreender a verdade acerca de Jesus. Mas, naquele caminho empoeirado, Saulo, finalmente, compreendeu que, o simples facto de Jesus estar vivo, mudava tudo. As Boas Novas têm uma forma de nos alcançar e mudar. Quando compreendemos quem Jesus é realmente (9:5), as nossas suposições, a nossa di-reção, os nossos amigos, os nossos objetivos mudam; a nossa vida muda para sempre. Como verás, Saulo foi transformado no apóstolo Paulo e passou o resto da sua vida a construir a Igreja.

Outra das razões que contribuiu para a reviravolta de Saulo foi a ajuda de outros cristãos. Ananias, teve a coragem de o aceitar (9:17) e Barnabé, teve a sabedoria de o ajudar a crescer na fé (9:27). Na maioria das vezes, os cristãos julgam as “arestas por limar” dos novos crentes. Esse criticismo pode levá-los a esmorecer na fé e, consequentemente, a abandonar a Igreja.

Talvez a última razão para a mudança de Saulo tenha sido a sua disposição para responder a Jesus. Quando Saulo caiu do cavalo, perguntou: “Quem és tu, Senhor?” (9:5). Quando compreendermos, realmente, a verdade acerca de Je-sus, nada mais importa.

APLICAÇÃO

De que forma o teu encontro com Jesus mudou a tua vida? Para que missão especial podes estar a ser chamado hoje?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, o facto de quereres ter um relacionamento pessoal comigo enche-me de alegria. Se tiveres uma missão especial para mim, estou pronto.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: