Sociedade Bíblica de Portugal

82 – De Paulo para as Igrejas – DUAS LISTAS

ORAÇÃOSenhor Deus, a tua Palavra é uma dádiva incrível. Onde mais poderia eu descobrir quem tu és e qual a tua vontade para a minha vida? Por favor, ajuda-me a ouvir o que tens para me dizer hoje.

Texto(s) bíblico

Conduzidos pelo Espírito de Deus|Espírito Santo. Espírito do Senhor. Espírito de Deus.

16Digo-vos pois: vivam segundo o Espírito de Deus e não sigam os maus instintos. 17É que esses instintos são contrários ao Espírito, e o Espírito é contra tais instintos. 18Se se deixarem orientar pelo Espírito, então já não estão sujeitos à lei.

19São bem conhecidas as obras dos maus instintos: desregramentos sensuais, imoralidades, libertinagem, 20idolatria, superstição, inimizades, intrigas, ciúmes, iras, rivalidades, discórdias, divisões, 21invejas, embriaguez, abusos na comida e outras coisas semelhantes. Previno-vos, como já o fiz de outras vezes, de que os que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

22O Espírito, pelo contrário, produz amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23modéstia, autodomínio. E contra estas coisas não há lei. 24Os que pertencem a Cristo já se crucificaram a si mesmos com as suas paixões e maus desejos. 25Ora se vivemos por meio do Espírito, devemos deixar-nos guiar por ele. 26Não sejamos orgulhosos, não nos irritemos uns aos outros, nem haja invejas entre nós.

Fazer bem a todos

1Meus irmãos, se alguém for apanhado nalguma falta, aqueles que têm o Espírito de Deus levem-no com mansidão ao bom caminho. Mas ao fazer isto cada um deve ter cuidado para não se deixar tentar. 2Ajudem-se uns aos outros a suportar as dificuldades, pois assim cumprem a lei de Cristo. 3Se alguém julga ser alguma coisa, quando não é nada, engana-se a si mesmo. 4Cada um deve julgar as suas ações. E se tiver motivo de orgulho, que seja apenas consigo mesmo, sem se comparar com os outros. 5Pois cada um tem as suas próprias dificuldades para suportar.

6Quem recebe instrução sobre a palavra de Deus deve compartilhar todos os seus bens com quem o ensina. 7Não se enganem: com Deus não se brinca. Cada um há de colher aquilo que semeou. 8Aquele que semeia o que agrada aos maus instintos terá uma colheita de perdição, mas quem semeia o que agrada ao Espírito terá uma colheita de vida eterna. 9Não nos cansemos de praticar o bem pois, se não desanimarmos, teremos a colheita no tempo devido. 10Portanto, enquanto é tempo, façamos o bem a todos, especialmente aos que pertencem à nossa família na fé.

Gálatas 5:16-6:10BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

Hoje em dia, as pessoas sentem-se desconfortáveis com “verdades absolutas” — a ideia de que algumas coisas estão sempre certas e, outras, sempre erradas. Para elas, a verdade é mais uma preferência pessoal: “O que é verdade para ti pode não ser verdade para mim.”

Esta não era a perspetiva que Paulo tinha do mundo. Para ele, havia um contraste nítido entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, como vemos nesta passagem. Paulo começa, por dar uma imagem, clara, da natureza pecaminosa (5:19-21). Não passes por cima da lista. Apesar de conter alguns pecados que, geralmente, temos o cuidado de não cometer (idolatria, feitiçaria), contém outros, que nos poderão atingir mais de perto (ciúme, inveja, ambição desmedida). Ironicamente, a lista parece o resumo do enredo de muitos filmes e programas de televisão atuais. Mas, a mensagem de Paulo diz-nos que a natureza pecaminosa não é nenhuma brincadeira e tem consequências graves (5:21).

Em comparação, Paulo dá-nos uma segunda lista, à qual chama os “frutos do Espírito” (5:22-23). São as qualidades que devemos cultivar nas nossas vidas. É preciso tempo e trabalho, mas o esforço fiel para crescer em santidade, no final, compensa. Esta lista, também, nos ensina a pensar acerca da vontade de Deus. Quando tiveres de escolher, entre duas opções, aparentemente, boas, pergunta: “Com qual das opções poderei desenvolver mais os frutos do Espírito?” Esta é uma boa sugestão a seguir.

Mas, arrancar as ervas daninhas e cultivar o fruto na nossa vida, é trabalho duro, por isso, Paulo sugere duas fontes de ajuda. A primeira, os amigos cristãos (6:1-5). Mes-mo conhecendo a diferença entre o certo e o errado, cometemos erros. É nessa altura, que precisamos de amigos cristãos que nos ajudem a restaurar os pedaços da nossa vida. A segunda é o Espírito Santo. Algumas pessoas sentem-se hesitantes acerca do Espírito Santo. Paulo não. Ele diz-nos para vivermos “segundo o Espírito” (5:16), para nos deixarmos “orientar pelo Espírito” (5:18) e para nos deixarmos “guiar por ele” (5:25). O Espírito Santo é a ajuda de Deus para nós, hoje.

APLICAÇÃO

Consegue identificar algumas ervas daninhas que gostasses de arrancar da tua vida? Que fruto gostarias de cultivar?

ORAÇÃO

Espírito Santo, quero ser orientado por ti e deixar que tu me guies, no decorrer deste dia e sempre.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: