Sociedade Bíblica de Portugal

83 – De Paulo para as Igrejas – A LUTA DA TUA VIDA

ORAÇÃOSenhor, louvo-te por quem és e agradeço-te pelo que tens feito na minha vida. Abre os meus olhos para o que me desejas ensinar hoje.

Texto(s) bíblico

Combate contra o mal

10De resto, sejam fortes no Senhor e confiantes no seu imenso poder. 11Revistam-se da armadura de Deus. Só assim poderão resistir aos enganos do Diabo. 12Pois não é contra seres humanos que temos de combater, mas contra poderes e autoridades, que dominam este mundo de escuridão, e contra os espíritos do mal, que não se veem. 13Sirvam-se, por isso, das armas que Deus vos oferece para poderem resistir naquele dia difícil e para poderem ficar de pé, depois de terem vencido todos os inimigos. 14Estejam preparados. Usem a verdade como um cinto bem apertado e a justiça como armadura. 15Que a prontidão em anunciar o evangelho da paz seja como o calçado para os vossos pés. 16Andem sempre armados com o escudo da fé, para poderem defender-se das setas incendiárias do inimigo. 17Que a salvação vos sirva de capacete e combatam com a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 18Façam tudo isto em espírito de oração e orem continuamente, em união com o Espírito Santo. Estejam vigilantes, prestem muita atenção a estas coisas e orem por todos os santos. 19Lembrem-se também de mim na oração, para que Deus me inspire, quando eu tiver de falar, e para que eu tenha liberdade de dar a conhecer a mensagem da boa nova, 20da qual, mesmo preso, continuo a ser embaixador. Peçam a Deus que eu tenha coragem para a anunciar como convém.

REFLEXÃO

Por que razão as pessoas celebram o “Halloween” ou o “dia das bruxas”? Numa sociedade tão empenhada em eliminar os símbolos religiosos dos locais públicos, por que gastamos semanas, em cada Outono, a exibir símbolos, que muitos Cristãos e outras pessoas acham ofensivos — bruxas, duendes, diabos, etc? O que há de tão bom, no mal?

Paulo estava bastante consciente da realidade do mal. Mas, antes que possamos compreender o que tinha em mente quando descreveu a “armadura de Deus”, temos de entender por que precisamos dela. A vida na terra é uma verdadeira batalha espiritual. O diabo é real; ele opõe-se a Deus e faz planos contra os filhos de Deus (6:11-12). Vale a pena refletir na natureza desses planos. Por vezes, tomam a forma de atividades que são obviamente malignas — a prática de ocultismo, o abuso de drogas ou álcool, ou a promiscuidade. Outras vezes, são mais subtis — como o orgulho, a ganância ou a inveja. De qualquer forma, o diabo usa estas coisas para destruir o que Deus quer fazer nas nossas vidas.

Por isso, precisamos de proteção. O modo como a obtemos, é vestindo a armadura de Deus — a verdade, a justiça, o evangelho, a fé, a salvação, a Palavra de Deus e a oração (6:14-18). Estas, não são apenas palavras reconfortantes. São as armas que Deus nos deu para sobreviver na batalha espiritual.

Repara que Paulo encoraja os seus leitores a serem pró-ativos. “Sejam fortes… resistam… estejam vigilantes… orem (…), em união com o Espírito Santo.” Não importa quem és, não importa, há quanto tempo és cristão, podes ter a certeza de que o diabo vai atacar-te. O apóstolo Pedro foi ainda mais direto, ao dizer, que Satanás é como um leão, procurando a quem devorar (1 Pedro 5:8). A melhor defesa contra o diabo é vestir a armadura de Deus.

APLICAÇÃO

Estás consciente de que estás a participar numa batalha espiritual? O que tens feito para vestir a armadura de Deus?

ORAÇÃO

Senhor, não tenho medo, porque, sei que já venceste a batalha e eu pertenço-te. Mas, não me quero tornar complacente, por isso, peço a tua ajuda para vestir a tua armadura para qualquer batalha, à qual me chames.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: