Sociedade Bíblica de Portugal

Shabat

O shabat é o dia de descanso semanal dos judeus. Neste sétimo dia (o sábado), não é permitido a ninguém que trabalhe. É um dia dedicado ao Senhor. A partir do exílio babilónico, o shabat, bem como a  circuncisão, tornaram-se no símbolo da aliança entre Deus e Israel. Distingue os israelitas dos outros povos. 

Regras para o shabat

No Antigo Testamento, encontramos em vários lugares explicações mais detalhadas quanto à guarda do shabat. Em Deuteronómio 5:14 encontramos uma bem conhecida versão do mandamento que concerne ao shabat:

"Mas o sétimo dia é de descanso em honra do Senhor, teu Deus. Nesse dia, não podes fazer trabalho nenhum, nem tu nem os teus filhos e filhas, nem os teus escravos e escravas, nem o teu boi ou burro ou qualquer outro animal, nem sequer o estrangeiro que trabalha para ti. Todos, mesmo que sejam teus escravos, têm de descansar tal como tu."

As atividades proibidas incluem, por exemplo:

De acordo com Êxodo 31:14 e Números 15:32-36, um israelita que não guarda o shabat deve ser condenado à morte.

Discussões acerca do shabat

Tem havido muita discussão acerca da interpretação da lei judaica, especialmente do shabat. O que é permitido e o que não é? No tempo do Novo Testamento havia muitas teorias e debates acerca do que significa na prática "viver de acordo com a lei". Os Essénios, por exemplo, tinham uma perspetiva mais restrita do sábado do que os Fariseus.
No Novo Testamento, Jesus tem uma discussão com os líderes religiosos acerca do shabat. De acordo com ele, as regras restritas tornam o shabat. num fardo em vez de uma dádiva de Deus.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: