Sociedade Bíblica de Portugal

Líder no Novo Testamento: Mulheres

No Novo Testamento, há diferentes mulheres que desempenham um papel importante nas atividades missionárias. 

Prisca

Uma das mulheres mencionadas com mais frequência é Prisca (ou Priscila). Ela e o marido são mencionados no livro de Atos e nas cartas de Paulo. Quando Paulo estava em Corinto, morou com eles durante ano e meio. Depois disso, viajou para Éfeso com o casal ( Atos 18: 1-3).

 

O relacionamento íntimo de Paulo com esse casal também é claro nas suas cartas. No final da primeira carta aos coríntios, inclui as calorosas saudações de Priscila e Áquila ( 1 Coríntios 16: 19) e no final da carta aos romanos, chama-lhes “meus colegas de trabalho” ( Romanos 16: 3). É interessante notar que Prisca, e não Áquila, é mencionada primeiro.

Febe e Júnia

Há algumas outras mulheres que desempenharam um papel importante na igreja, como Febe, “irmã” e “diaconisa”, que servia a igreja em Cencreia. Outra é Júnias, uma dos "companheiros judeus de prisão" de Paulo, que era muito respeitada (juntamente com Andrónico) pelos apóstolos.

 

O facto de as mulheres terem sido mencionadas pelo nome por causa da sua contribuição, e de serem mencionadas mesmo quando o nome não é conhecido, indica que as mulheres tiveram um papel de destaque na missão cristã primitiva. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: