Sociedade Bíblica de Portugal

Colheita de Cereais

 

Nos tempos bíblicos, o trigo e cevada eram as culturas mais importantes em Israel. A primavera e o início do verão eram a época da colheita. A cevada era a primeira a amadurecer, logo em abril. Seguia-se o trigo algumas semanas depois, em junho.

Ceifa

Os grãos de milho crescem em espigas, no final de longos caules. Durante a colheita, os caules eram cortados com uma foice, uma faca de metal de lâmina curva. O agricultor agarrava num molho de caules com uma mão e cortava-os com a outra mão. Na prática, os caules eram mais arrancados do que cortados.

Os caules cortados eram transformados num feixe, um feixe de milho. Era mais fácil agarrar num molho do que em caules soltos. Os molhos eram colocados juntos na posição vertical, para que as espigas não caíssem no chão. Se caíssem no chão, os grãos de milho ficariam húmidos e apodreceriam.

Coleta

Após a colheita, as espigas de milho eram trazidas para a eira. No caminho, era comum que alguns caules com espigas de milho caíssem no chão. De acordo com a lei israelita, as pessoas pobres, como as viúvas, podiam recolher os caules e levá-los consigo ( Levítico 19: 10; Levítico 23: 22). Chamava-se a isto "coleta".

A viúva Rute foi autorizada a colher espigas de milho nas terras de Booz, nas proximidades de Belém.

Debulha

Na debulha, os grãos de cereais eram separados das espigas. Isto era feito com uma debulhadora  ou com animais que pisavam o grão. 

A debulhadora era uma larga prancha de madeira, que era arrastada sobre as espigas de milho por um boi. O próprio agricultor costumava sentar-se ou ficar de pé na debulhadora, para pressionar mais firmemente as espigas de milho.

Peneira

Depois do grão ser debulhado, a palha e o milho eram separadas com uma peneira. O agricultor atirava a mistura de palha e milho ao ar, para que o vento soprasse a poeira leve e o joio. Os grãos mais pesados ​​de cereais e a palha caíram no chão. 

Depois disso, o grão era de novo peneirado, para remover pequenas pedras entre os grãos de cereais. Isso era feito com crivo achatado e redondo.

 

Passagens bíblicas relacionadas

Levítico 19.9 Levítico 23.22

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: