Sociedade Bíblica de Portugal

Atitudes para com a Bíblia

Há opiniões diferentes quanto ao estatuto da Bíblia. Para alguns, a Bíblia é a singular palavra de Deus, para outros é uma fonte de inspiração, para outros ainda é principalmente um clássico da cultura.

A Bíblia como Palavra de Deus

Para muitos judeus e cristãos, a Bíblia é a palavra de Deus. Com isto, não querem dizer que o próprio Deus escreveu o texto com a sua mão, ou que tenha ditado o texto palavra por palavra. Querem dizer que o próprio Deus fala através dos autores dos textos bíblicos. O que estes escrevem é o que Deus quer dizer ao povo. Neste sentido, a Bíblia é revelação de Deus à Humanidade.

Para os judeus, a palavra de Deus é a Bíblia hebraica. Os cristãos chamam à Bíblia hebraica Antigo Testamento. Consideram que tanto o Antigo como o Novo Testamento são a palavra de Deus. No entanto, nem todas as denominações cristãs têm exactamente a mesma Bíblia: a da Igreja Católica Romana tem mais livros do que a da maioria das igrejas protestantes, já que a Igreja Católica de Roma considera que os livros deuterocanónicos também são parte da Bíblia.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.26.9
Siga-nos em: