Sociedade Bíblica de Portugal

Bíblia enquanto Biblioteca

A Bíblia é muitas vezes tida como um só livro, uma única e extensa entidade. De uma certa perspetiva, isto é verdade, já que a Bíblia tem funcionado ao longo de muitos séculos como uma só entidade. Por outro lado, é importante compreender que, originalmente, a Bíblia não era apenas um único livro. 

Antigo e Novo Testamentos

A Bíblia divide-se em Antigo Testamento e Novo Testamento. Na tradição Protestante, o Antigo Testamento consiste em 39 livros, e o Novo Testamento em 27 livros. Assim, no total a Bíblia possui 66 livros (39 + 27 livros).
Na tradição Católica, o Antigo Testamento é mais extenso. Existem mais sete livros, e há dois livros -  Ester e Daniel – que possuem uma versão mais extensa. Os livros extra e as adições a Ester e a Daniel são chamados de livros deuterocanónicos. Assim, na tradição Católica, a Bíblia tem mais de 66 livros.

Tanakh

Na tradição Judaica, a Bíblia chama-se Tanakh. O Tanakh consiste nos mesmos 39 livros que constituem o Antigo Testamento Protestante. No entanto, estão organizados numa ordem diferente.

Relação entre o Antigo e o Novo Testamento

De acordo com a Igreja cristã, as promessas do Antigo Testamento cumprem-se no Novo Testamento. É por isto que à segunda parte se chama «Novo» Testamento. No entanto, no Novo Testamento não se assiste a uma abolição da antiga aliança com Israel, antes a uma renovação e prolongamento da mesma. É por isto que as duas partes da Bíblia recebem por vezes os nomes de «Primeiro Testamento» e «Segundo Testamento». 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.19.0
Siga-nos em: