Sociedade Bíblica de Portugal

João e os Evangelhos Sinópticos

O Evangelho segundo João é muito diferente dos Evangelhos Sinópticos.

Os Evangelhos Sinópticos

Os Evangelhos Sinópticos descrevem::

  • o ministério de Jesus na Galileia
  • a jornada até Jerusalém
  • a morte de Jesus em Jerusalém e a sua ressurreição por volta da altura do festival da Pessá.

Alguns acreditam que todos estes eventos ocorreram no espaço de um ano, já que nos Evangelhos Sinópticos apenas se faz menção a um festival da Pessá. Outros pensam que o ministério de Jesus poderá ter durado um período de tempo não determinado pelos Evangelhos, e que terminou com este festival de Pessá.

O Evangelho segundo João

O Evangelho segundo João dá-nos uma imagem completamente distinta. De acordo com este Evangelho, o ministério de Jesus durou três anos. Além disto, e de acordo com este relato, Jesus não visitou Jerusalém apenas uma vez, i.e. no final do seu ministério, mas terá lá ido várias vezes. João apresenta um esquema cronológico diferente. Muitas das histórias narradas por João não aparecem nos Evangelhos Sinópticos. Para além disso, o autor do Evangelho de João tem uma visão de Jesus que difere da dos autores dos outros Evangelhos.

Semelhanças entre João e os Evangelhos Sinópticos

No entanto, há semelhanças entre o Evangelho de João e os Evangelhos Sinópticos. Veja, por exemplo João 4:46-53 e Lucas 7:1-10 e ainda Mateus 8:5-13.
Muitos estudiosos acreditam que o autor de João conhecia pessoalmente mais do que um dos Evangelistas. É muito possível que assim seja. Mas se usou algum deles como fonte, fê-lo de um modo bem diverso do uso que Mateus e Lucas deram a Marcos.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: