Sociedade Bíblica de Portugal

O Evangelho segundo Mateus

O Evangelho segundo Matesu é uma narrativa acerca da vida de Jesus, com especial ênfase sobre o seu ministério. O Evangelho procura transmitir a mensagem de Jesus e chamar todos a crerem nele. 

Tema

No Evangelho de Mateus coloca-se grande ênfase em Jesus como cumprimento do Antigo Testamento. O livro está fortemente enraízado no Judaísmo. Ao mesmo tempo, parece, a julgar pelos vários textos que o compõem, que a relação entre Judaísmo e Cristianismo era tensa no tempo em que foi escrito; os oponentes são descritos de um modo muito duro.
Os temas importantes no Evangelho segundo Mateus são: 

  • Jesus é o mais impressionante dos mestres, o único que merece de facto esse título. Havia muitos mestres itinerantes, bem como Escribas que eram vistos como mestres. Mas Jesus era o verdadeiro mestre, e os seus discípulos em particular escutavam a sua explicação da Torá. 
  • A organização da comunidade e a edificação da Igreja como um todo. Nos outros evangelhos, as palavras  “comunidade”, “congregação” ou “igreja” não surgem do mesmo modo que em Mateus, em (Mateus 16:18 e Mateus 18:17). 
  • Expetativa do fim dos tempos. Embora o advento final do reino de Deus seja visto como mais distante do que em Marcos ou 1 Tessalonicenses, Mateus mostra que é de facto importante que os cristãos estejam preparados para ele (Mateus 25:1-13). 

Género

Mateus começa com a genealogia de Jesus e com relatos referentes à sua primeira infância. 
O clímax do evangelho é a longa narrativa acerca do seu sofrimento, morte e ressurreição. Podemos encontrar o mesmo tipo de estrutura em biografias ou histórias de vida datadas do período greco-romano. Há uma outra similaridade entre este tipo de narrativas e a de Mateus, que são as várias declarações, em discurso direto, de Jesus. O discurso direto também desempenhava um papel de considerável importância em muitas outras biografias datadas deste período da Antiguidade. 

Estilo

O estilo de Mateus é consideravelmente mais polido do que o de Marcos, o evangelho mais antigo. Há várias instâncias em que Mateus utiliza palavras e construções frásicas mais elaboradas do que Marcos, que tem um estilo mais simples ou mais perto dos originais em hebraico ou aramaico.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: