Sociedade Bíblica de Portugal

O Evangelho segundo João

O Evangelho segundo João é uma narrativa acerca da vida de Jesus, com especial foco no seu ministério. O Evangelho procura transmitir a mensagem de Jesus e chamar todos a crerem nele. Quando comparado, o Evangelho segundo João distingue-se dos outros pelo seu caráter específico e próprio.

Tema

O contraste entre Deus e o mundo, entre a luz e a escuridão, e o mandamento para amar, constituiem os temas importantes e característicos que distinguem João. Em contraste com Mateus, Marcos e Lucas, João enfatiza o laço estreito entre Jesus e o Pai, i. e. no que ele diz e faz, Jesus é um com Deus. Para mais, João conecta a salvação ou a condenação de alguém diretamente à sua reação ao conhecer Jesus, na medida em que quem crer será salvo e terá a vida eterna, e quem rejeitar Jesus será condenado. 
Os conceitos mais familiares neste evangelho são: Jesus é a Palavra, a Luz, o único Filho, o Profeta, o Mestre que veio de Deus, o Senhor, o Pão, a Porta, o bom Pastor, o Caminho, a Verdade e a Vida. 

Estilo


O livro está escrito num estilo bastante simples, não havendo muita variedade na escolha do vocabulário, e a estrutura frásica é descomplicada. O uso que João faz de certas palavras em níveis diferentes, i. e. com um significado comum ou religioso, é por demais evidente. O resultado disto é que há indivíduos que não compreendem o que Jesus diz, e leva a mal-entendidos no diálogo entre Jesus e os outros. Encontramos exemplos disto nas conversas com Nicodemus (João 3), a mulher Samaritana (João 4) e o homem cego (João 9).


 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: