Sociedade Bíblica de Portugal

O Evangelho segundo Lucas

O Evangelho segundo Lucas narra a história da vida de Jesus, e foca essencialmente o seu ministério. O Evangelho procura transmitir a mensagem de Jesus e a chamada a que todos possam crer nele. O livro de Atos é escrito pelo mesmo autor que o Evangelho de Lucas, e constitui a sua sequela.

Tema

Há um certo número de temas que se evidenciam claramente em Lucas. Deste modo, o autor procura convencer os leitores de que a Igreja, que é constituída por judeus e não-judeus, tem raízes na própria história de Israel. Há outro tema importante: a ética. Os ricos são exortados, vez após vez, a fazerem algo para combater a pobreza. 
Há uma diferença gritante entre Marcos e Lucas. Neste último, o regresso de Jesus e a chegada final do reino de Deus são esperadas  não para um futuro imediato, mas para um momento mais distante. Por isto, no Evangelho de Lucas é colocada maior ênfase na organização da vida enquanto Igreja de Cristo.

Estilo

O estilo do autor do Evangelho de Lucas é mais polido do que o do autor do Evangelho de Marcos. Em várias instâncias, notamos que o discurso de Lucas usa palavras e construções frásicas mais elaboradas, enquanto que Marcos é mais simples nas suas expressões e mais próximo do original hebraico ou aramaico. 

Género

O prefácio do Evangelho mostra que o autor estava familiarizado com a literatura académica mais popular do seu tempo, e reconhecemos-lhe caraterísticas comuns aos historiógrafos greco-romanos, tanto no Evangelho de Lucas como no livro de Atos.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: