Sociedade Bíblica de Portugal

História Deuteronomista

O nome "história deuteronomista" é usado pelos estudiosos da Bíblia para os livros de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 1 e 2 Reis.

Uma Narrativa Histórica Contínua

Os seis livros da história deuteronomista relatam uma narrativa histórica contínua, que pretende ser uma unidade. É a história de Israel, desde a entrada na Terra Prometida (Josué) até o exílio babilónico (2 Reis).

Os autores desses livros não são moralmente indiferentes aos eventos que relatam. Parecem inspirar-se nas leis de  Deuteronómio: Israel não deve adorar deuses estrangeiros, Israel deve adorar a Deus num só lugar e manter-se separado de outros povos. Devido a esta concordância com as leis de Deuteronómio, os livros de Josué a 2 Reis são chamados de história deuteronomista.

Críticas

Atualmente, os estudiosos colocam mais ênfase no caráter especial dos livros individuais de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis. E a concordância com as leis de Deuteronómio por vezes está longe de ser clara. Portanto, a noção de uma história deuteronomista abrangente foi abandonada. Os livros fornecem uma narrativa histórica contínua, mas a narrativa começa já antes de Josué, em Génesis. Além disso, os livros têm características próprias, não constituem uma só obra.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: