Sociedade Bíblica de Portugal

O Livro de Josué

O livro de Josué descreve a conquista da terra de Canaã e a divisão da terra entre os tribos de Israel. O livro exorta também o povo a viver fielmente de acordo com a lei de Moisés.

Título do livro

O livro de Josué tem o nome da personagem principal, Josué, o sucessor de Moisés.

Conteúdo

O livro de Josué:

  • informa o leitor sobre a divisão da terra entre as tribos israelitas;
  • exorta o leitor a viver de acordo com a lei de Moisés e a permanecer fiel ao único Deus, o Deus de Israel.

O livro fala sobre a conquista de Canaã e de como o território foi dividido entre as tribos de Israel, em cumprimento da promessa que Deus fez aos antepassados. Mas a maior parte da narrativa lida constantemente com fidelidade e obediência a Deus e à sua lei. Os verdadeiros temas de Josué são fidelidade e obediência.

Violência

Há muitas histórias cheias de violência no livro de Josué. As cidades conquistadas tinham de sofrer destruição. Na sua forma mais extrema, isto significa que todas as pessoas e animais deviam ser mortos e queimados, e todos os bens capturados deviam ser dedicados a Deus, porque é Deus quem está em guerra pelos israelitas.

Outra razão pela qual os israelitas têm de matar todos os seus inimigos é para impedir que se tornem como eles. Os israelitas foram libertados por Deus e devem servi-Lo a Ele apenas, e não podem adorar outros deuses. Josué é um livro sobre o relacionamento entre Deus e o seu povo.

Estilo

O livro de Josué é escrito no estilo histórico, mas também é, ao mesmo tempo, narrativo e didático.

É bastante exaustivo, tanto na secção narrativa quanto nas listas detalhadas. Estas listas enumeram os reis derrotados e as regiões da terra que foram atribuídas às várias tribos.

Posição na Bíblia

O livro de Josué está diretamente ligado às secções narrativas de Deuteronómio. Devido ao seu conteúdo histórico, Josué é considerado um dos livros históricos, um grupo onde se incluem Juízes, 1 Samuel e 2 Samuel.

Na Bíblia Hebraica, o livro pertence aos Profetas primitivos. Nestes livros, o povo é constantemente lembrado da lei de Moisés e advertido a não violar os mandamentos.

Estes livros foram escritos da perspectiva do exílio, e, portanto, dão-nos uma visão de como o percurso de Israel acabou por levar à crise do exílio. 

 

Passagens bíblicas relacionadas

Josué 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: