Sociedade Bíblica de Portugal

O Livro de Esdras

O livro de Esdras relata os eventos do século que se seguiu ao exílio babilónico.

Título do livro

O livro de Esdras tem o nome do sacerdote e doutor da lei, Esdras, que desempenha o papel principal em Esdras 7-10 e em Neemias 8.

Esdras regressa da Babilónia para Jerusalém com alguns milhares de judeus, cumprindo a ordem do rei persa Artaxerxes I em 458 aC.

Esdras e Neemias

Originalmente, Esdras e Neemias formavam um só um livro. Na tradição cristã, são vistos como dois livros separados desde o tempo do patriarca da igreja Orígenes (século III dC). Possivelmente, estes livros, juntamente com 1 Crónicas e 2 Crónicas, pertenceram a uma extensa obra histórica, do mesmo autor.

Conteúdo

O autor do livro de Esdras descreve o retorno dos exilados da Babilónia como um segundo êxodo.

Após o seu retorno, os exilados entram em conflito com outras pessoas que viviam na região. Esses grupos defendem a sua posição na província persa do Trans-Eufrates, da qual Judá fazia parte. As tensões entre os recém-chegados e as pessoas que habitaram o país durante o tempo do exílio são descritas extensivamente.

Em última análise, é um livro que diz respeito aos exilados que retornam, que são apresentados como descendentes legais do povo de Israel. Os sacerdotes em funções são da mesma família daqueles que serviram ainda no Templo de Salomão. As reformas de Esdras e Neemias são apresentadas como a aplicação correta da lei de Moisés.

Temas

Os temas importantes são:

  • a reconstrução do templo em Jerusalém;
  • a resistência que encontraram;
  • o cumprimento da lei de Moisés;
  • o restabelecimento da comunidade judaica como povo de Deus.

Características

O livro de Esdras contém vários tipos de textos. Existem secções narrativas, cartas e decretos reais, listas de nomes e genealogias, documentos de arquivo, memórias e orações.

É de notar que alguns dos textos não estão escritos em hebraico, mas em aramaico ( Esdras 4: 8-6: 18 e Esdras 7: 12-26). O aramaico era a língua administrativa oficial no Império Persa.

Posição na Bíblia

Em muitas edições da Bíblia, Esdras e Neemias vêm depois de 2 Crónicas.  Devido ao seu conteúdo, são vistos como pertencendo aos livros históricos.

Na Bíblia hebraica, Esdras e Neemias vêm imediatamente antes dos livros de Crónicas, no final dos Escritos (Ketuvim em hebraico).

 

Passagens bíblicas relacionadas

Esdras 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: