Sociedade Bíblica de Portugal

O Livro de Juízes

O livro de juízes contém histórias sobre os vários juízes do povo de Israel. Nessas histórias, fica claro que ser fiel a Deus leva à salvação e à prosperidade, mas que a infidelidade leva à opressão e à calamidade.

Título do livro

O livro de Juízes deve o seu nome ao estatuto das personagens que desempenham um papel principal nas histórias. A palavra hebraica shapat, que é traduzida como "juiz", é na verdade um título para um líder militar ou administrativo.

Os juízes sobre os quais lemos neste livro, homens e mulheres, viveram no período entre a conquista de Canaã e a instituição da monarquia.

Conteúdo

O livro de Juízes contém as tradições que dizem respeito aos vários juízes. Quando os israelitas continuam a fazer o que está errado aos olhos de Deus, Deus entrega-os aos seus inimigos. Mas quando os israelitas se arrependem, Deus envia um juiz para libertá-los e dar-lhes orientação. Após a morte do juiz, o povo abandona a Deus novamente e faz o que está errado aos olhos de Deus.

O autor do livro de Juízes vê o tempo dos reis como um tempo de ilegalidade. Os israelitas fazem cada vez mais o que Deus proibiu, fabricando ídolos, cometendo adultério, adorando outros deuses e coisas do género.

Estilo

O livro de Juízes é uma forma de escrita didática da história. O autor faz comentários teológicos, por exemplo, em Juízes 2: 6-3: 6, em Juízes 9: 23-24 e Juízes 9: 56-57.

As histórias são contadas de maneira vívida. Contêm humor e tragédia e, em geral, são de alta qualidade literária.

O livro inteiro cobre um período de cerca de 480 anos, sendo que as histórias individuais cobrem vinte, quarenta ou oitenta anos.

Posição na Bíblia

Com base no seu conteúdo histórico, Juízes é colocado nos livros históricos, que também incluem Josué, 1 Samuel e 2 Samuel.

Na Bíblia Hebraica, a Tanakh, o livro pertence aos Primeiros Profetas. Nesses livros, o povo é constantemente lembrado da lei de Moisés e advertido contra a violação dos mandamentos. Os outros livros dos Primeiros Profetas são Josué, 1 Samuel, 2 Samuel 1 Reis e 2 Reis.

Estes livros foram escritos da perspectiva do exílio babilónico e oferecem uma visão de como o percurso histórico de Israel levou à crise do exílio. 

 

Passagens bíblicas relacionadas

Juízes 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: