Sociedade Bíblica de Portugal

O Livro de Rute

No livro de Rute, lemos como o moabita Rute começa uma nova vida em Israel. Esta mulher acabará por desempenhar um papel importante na história de Israel.

Título do livro

O livro de Rute tem o nome da personagem principal Rute, uma moabita.

Conteúdo

Na história de Rute, é dada aos seus leitores uma explicação tópica de certas regras da lei mosaica. O tema central é o papel da família. Isto diz respeito, particularmente, ao papel do parente / redentor e aos deveres para com os familiares que caíram na pobreza.

O tema é direcionado ao direito de herança das viúvas e é abordado do ponto de vista das mulheres. O contacto com outras pessoas representa o tema secundário. A história opõe-se ao ponto de vista de que o casamento com uma mulher estrangeira não deve ser permitido.

Estilo

O livro de Rute foi justamente chamado de romance. A história é uma das obras-primas do narrativa hebraica. O escritor mostra grande simpatia pelas pessoas comuns e pelas suas vidas.

O livro é muito semelhante a Génesis 24 em termos de estilo.

Posição na Bíblia

Em muitas edições da Bíblia, o livro de Rute vem depois de Juízes, como sendo um livro histórico. De facto, no início da história é afirmado que esta acontece no período em que os juízes lideram Israel.

Na Bíblia hebraica, a Tanakh, Rute é colocado na terceira e última secção, a dos Escritos (Ketuvim), como um dos Cinco Pergaminhos (Megillot). É lido em voz alta na sinagoga na Festa das Semanas, um festival que acontece na época das colheitas.

 

Passagens bíblicas relacionadas

Rute 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: