Sociedade Bíblica de Portugal

Livro de Ester

O livro de Ester conta a história de uma mulher judia que salva o seu povo do extermínio.

Título do livro

O livro de Ester tem o nome da personagem principal da história, a judia, Ester.

Conteúdo

Em Ester, lemos como a nação judaica está ameaçada de destruição e como o povo é libertado dos seus opressores. Esta história levanta novamente a questão da hostilidade dos amalequitas em relação a Israel. O conflito entre Amaleque e Israel é descrito no Antigo Testamento em Êxodo 17: 8-16, Deuteronómio 25: 17-19 e 1 Samuel 15.

O livro confronta os leitores com a difícil posição do povo judeu fora de Judá. As origens e o significado da Festa Judaica de Purim são colocados nesse contexto. Purim é derivado do plural da palavra hebraica pur, que significa "lote", como em "lançar lotes". O livro de Ester é o pergaminho que é lido em voz alta na sinagoga na Festa de Purim.

Tema e características

O livro de Ester é um romance bem composto, num estilo polido.

A reviravolta do destino é um motivo importante no livro, onde: 

  • o luto se transforma em celebração. As pessoas que primeiro foram ameaçadas de morte revertem a vitória do seu oponente.
  • Haman, que no início ocupa uma alta posição na corte e quer que Mardoqueu saia do seu caminho, mais tarde é obrigado a honrar Mardoqueu. Haman é pendurado da mesma forca que tinha erguido para Mardoqueu.

Além das reviravoltas na trama, também a repetição desempenha um papel importante. Existe uma sucessão de banquetes e diferentes ordens escritas que são emitidas, vez após vez.

É de notar que nem o nome de Deus, JHWH, nem a palavra "Deus" apareçam neste livro. Por esta razão, no passado, tiveram-se algumas reservas acerca do valor teológico deste livro bíblico. No entanto, a sua nota principal é a afirmação da confiança na liderança de Deus e na sua justiça.

Posição na Bíblia

Em muitas edições da Bíblia, Ester vem depois de Esdras e Neemias, todos eles livros estabelecidos historicamente no período persa.

Na Bíblia Hebraica, Ester, por ser um dos cinco Pergaminhos Festivos (Megillot em hebraico), faz parte dos Escritos (Ketuvim em hebraico).

Várias versões

A tradução grega de Ester no Septuaginta tem seis capítulos a mais que a versão da Bíblia Hebraica.

Nos círculos judeus e cristãos protestantes, o que é lido é uma tradução do texto hebraico. A igreja católica romana usa uma tradução que inclui os seis capítulos extras da Septuaginta. Nas igrejas ortodoxas orientais, as leituras seguem o texto grego da Septuaginta. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: